Associação LGBT+ Movimento
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
Estruturar o espaço de cuidado e acolhimento sociojurídico para facilitar a inserção de migrantes, solicitantes e refugiades LGBTTQIA+, recepcionando este público de maneira interseccionalizada e adaptada às especificidades e urgências inerentes e próprias dessa população. Pretende também garantir que os refugiades e migrantes LGBTTQIA+ estejam com suas documentações regularizadas e devidamente conscientizados dos seus direitos.
Contexto
Há uma enorme invisibilidade estatística sobre pessoas migrantes e refugiadas LGBTTQIA+ no território brasileiro. Não existem análises quantitativas e qualitativas sobre as pessoas que habitam essa intersecção, o que colabora para um imaginário que assombra esse tema: o de que essas pessoas são poucos representativas em termos quantitativos. O apagamento estatístico impacta diretamente na ausência de políticas públicas voltadas para essa população, que frequentemente não se encaixa nos programas e projetos voltados para migrantes e refugiada cis heteronormativo, ao mesmo passo que também fica de fora dos já escassos programas, projetos e políticas voltados à população LGBTTQIA+ brasileira. A Associação LGBT+ Movimento valoriza, se preocupa e trabalha para que essa diversidade esteja também refletida em todas as atividades.
Sobre a organização
A Associação LGBT+ Movimento foi criada em 2017 por duas mulheres lésbicas brasileiras. É uma organização de base comunitária que trabalha no apoio direto, integração e criação de redes de afeto para migrantes e refugiades LGBTTQIA+ fortalecendo potencialidades e autonomia e atuando na incidência e sensibilização da sociedade.
Linha de Apoio
Edital Resistindo com quem Resiste
Ano
2022
Valor doado
R$ 39.900,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero