Associação Tamo Juntas
Bahia
Objetivos e público prioritário
Busca-se, por meio do projeto, fortalecer os vínculos sociais das egressas com a realização de rodas de conversas e oficinas que abordarão temas diversos, como cuidados para o bem-estar físico e psicológico, descoberta e desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho, criação de redes de apoio e suporte no acesso a políticas públicas.
Contexto
É do amplo conhecimento da sociedade, a dificuldade que a população egressa encontra na inserção/reinserção. E, no mercado de trabalho, tendo em vista que o estigma do encarceramento intensifica, às ações de exclusão que colocam esse grupo em situação de extrema vulnerabilidade. Sabe-se que a falta de oportunidade, a fome e exclusão social são os principais motivos para a reincidência. Apresenta-se, portanto, como uma alternativa desafiadora, mas possível, pensar e criar estratégias de combate às aos mecanismos da nossa sociedade exclusão social deste grupo. A partir da compreensão das estruturas sociais, busca-se pensar caminhos e estratégias para o fortalecimento dessas mulheres e enfrentamento das violências diversas que acometem especificamente as mulheres egressas.
Sobre a organização
A Tamo Juntas é uma organização feminista, composta por mulheres, que presta assessoria multidisciplinar (jurídica, social e psicológica) gratuita para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, desde 2016, em 19 Estados do país. A ONG também realiza eventos, mutirões de atendimentos jurídico-sociais e cursos com o objetivo principal de promover educação e conscientização acerca da equidade de gênero, dos direitos humanos das mulheres e, sobretudo, identificar caminhos para o fortalecimento e emancipação das mulheres frente ao contexto de violência.
Linha de Apoio
Edital Porta de saída: direitos e cidadania das pessoas egressas do sistema prisional
Ano
2022
Valor doado
R$ 100.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Garantia do Estado de Direito e Justiça Criminal