Objetivos e público alvo
Fortalecer a articulação política interna e externa dos Wajãpi, junto ao movimento indígena, para garantia dos direitos desses povos, diante das ameaças da atual conjuntura política do Brasil. O projeto visa alertar essa população sobre as principais ameaças do Governo e do Congresso, diante dos direitos indígenas no momento atual.
Contexto
O posicionamento do Governo Federal atual e alguns projetos de lei, que estão em discussão no Congresso, preocupam as populações indígenas, especialmente no que diz respeito à liberação de mineração em terras indígenas e de exploração de recursos nas terras dessa comunidade. O maior receio é que aumentem as invasões e ameaças nestes territórios, já que os órgãos responsáveis por fazer e apoiar essa fiscalização estão cada vez mais enfraquecidos. Outra questão que preocupa bastante os Wajãpi é a saúde indígena. Faltam veículos para deslocar equipe e pacientes, faltam profissionais nos postos de saúde, falta medicação e, na Casa do Índio, em Macapá, a situação também está bem precária. Esses problemas representam ameaças aos direitos e à sobrevivência dos indígenas.
Sobre a Organização
A Awatac foi criada em 2010 e realiza, desde então, vários trabalhos para fortalecer e garantir o modo de vida Wajãpi. A organização tem apoiado a participação dos indígenas em reuniões com órgãos do governo para defesa de seus direitos, a discussão interna, construção e publicação do Protocolo de Consulta e Consentimento Prévio Wajãpi e do Plano de Gestão Socioambiental da Terra Indígena Wajãpi, bem como ações para sua implementação e de monitoramento e vigilância da Terra Indígena. A associação registra e denuncia invasões, oferece formação política e fortalecimento da articulação interna, promovendo encontros de mulheres, de jovens e de chefes das aldeias. Tem como premissa contribuir para a mobilização coletiva dos Wajãpi em defesa dos seus direitos, além de promover e valorizar a cultura, garantindo a conservação deste território.