Associação Yamurikuma das Mulheres Xinguanas
Kujâmerera jemojê´engap wa´angawa rehe
Mato Grosso
Objetivos e público prioritário
Fortalecer a atuação das mulheres xinguanas na defesa de seus direitos, promovendo um trabalho educativo de formação e informação para as mulheres e quebrando o tabu sobre o tema da violência virtual.
Atividades principais
- Rodas de conversa no Parque Indígena do Xingu sobre crimes contra a honra na internet e Lei Maria da Penha.
- Produção de material informativo.
- Produção de um vídeo em língua indígena para facilitar o acesso das mulheres e disseminar o conteúdo.
Contexto
Em 2016 foi realizada uma grande roda de conversa com as mulheres do Xingu, na aldeia Capivara, com a presença de mais de 200 mulheres de várias etnias, além de indígenas de outras regiões do Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul. Uma das mesas abordou o tema da violência virtual sofrida pelas mulheres devido à exposição de fotos nuas na internet e em redes sociais. Esse tipo de violência não é vista como explícita pelas comunidades, mas apenas como uma “brincadeira de mal gosto”. O tema continuou sendo trabalhado pela organização, que quer mudar esse cenário de violência.
Sobre a organização
A YAMURIKUMÃi foi criada em 2009 para ser uma organização indígena referência para as mulheres xinguanas, uma vez que não existia representatividade feminina nas instâncias políticas e de controle social. Tem como principais objetivos: empoderar as mulheres por meio da informação, cursos de formação e apoio a iniciativas comunitárias. Também procura fortalecer o protagonismo das mulheres indígenas na luta por seus direitos, pela preservação da cultura e do meio ambiente, por saúde e educação de qualidade e terra para sobrevivência dos povos.
Parcerias
Federação dos Povos Indígenas do Mato Grosso.
Rede de articulação de mulheres e instituições feministas apoiadas pelo Fundo ELAS.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2017
Valor doado
R$ 39.600,00
Duração
oito meses
Temática principal
Direitos das mulheres