Objetivos e público alvo
Processo de mobilização, engajamento e aprendizagem de 20 jovens do Cabo de Santo Agostinho, sendo dois meses de formação política e comunicação ativista com bolsa e encontros presenciais. O objetivo é mapear problemas relativos à vulnerabilidade dos jovens, discutir direitos e advocacy, apresentar táticas da comunicação ativista e fortalecer a auto-organização dos jovens para cobrar soluções do Poder Público a partir de audiências públicas.
Contexto
O território onde se dará o projeto vive um momento de extermínio. O trabalho da sociedade civil tem ficado cada ano mais difícil com o aumento da polarização política e crescimento do conservadorismo e fundamentalismo aliados ao armamentismo da população. A crise, além de ideológica e democrática, é econômica. A realidade social da maioria das famílias no Brasil leva a uma repriorização do básico para a sobrevivência e dificulta demais avanços nas lutas por mais direitos.
Sobre a Organização
Desde 2018, a Bigu Comunicativismo vem ampliando o acesso e a troca de práticas sobre comunicação ativista de forma mais estratégica para movimentos sociais, grupos, organizações da sociedade civil e redes na Região Metropolitana de Recife e, também, com articulação em outros estados. A Missão da Bigu é transformar as pessoas e a sociedade junto com OSCs e movimentos sociais desenvolvendo estratégias eficazes e criativas de comunicação com fundamento nas experiências das periferias da Região Nordeste do Brasil.