Canto Jovem
Raça e Juventude no Nordeste: Dialogando Novas Percepções
Rio Grande do Norte
Objetivos e público prioritário
Criar o espaço de diálogo “Colóquio Raça e Juventude no Nordeste” para a mobilização da juventude negra no sentido de garantir os direitos humanos dessa parcela da população.
Atividades principais
- Mapeamento de lideranças
- Clipagem de material de mídia
- Mobilização de lideranças para organização do colóquio
- Colóquio
- Avaliação e publicação de material produzido no colóquio
Contexto
De acordo com o Canto Jovem, com o desenvolvimento da temática de juventude, sobretudo a partir da década de 2000, várias organizações, redes e movimentos pela garantia dos direitos humanos e igualdade racial criaram suas instâncias, grupos ou áreas específicas dos e para os jovens. Fez-se surgir assim o debate a respeito da condição juvenil e da condição social de ser negro.
No entanto, mesmo com a força agregadora do debate político representada pelo Fórum Nacional de Juventude Negra (resultante do Enjune – Encontro Nacional de Juventude Negra), ainda havia outros espaços que debatiam e levantavam bandeiras semelhantes, mas que mantinham pouco diálogo entre si. Para a luta pela garantia de direitos, se fazia necessário diálogo político e formação de alianças.
Sobre a organização
Fundado em 1999 na cidade de Natal, o Canto Jovem tem como missão contribuir para a participação política de adolescentes e jovens por meio da formação para uma cultura de direitos. A organização realiza oficinas artístico-pedagógicas e de formação política dentro dos seguintes eixos temáticos: Saúde sexual e reprodutiva; Juventudes, participação e democracia; e Arte, cultura e educação. Participa ainda de conselhos de políticas públicas, fóruns e redes de articulação política e produz materiais educativos e de comunicação, com foco no debate sobre raça e gênero. O grupo produz o programa de TV Diálogos de Juventude, que promove a inserção dessas questões no debate entre jovens, especialistas e gestores públicos.
Parcerias
Fóruns Estaduais de Juventudes Negras da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Maranhão
Rede de Jovens de Terreiros e Religião de Matriz Africana
Posse de Hip Hop Lelo Melodia
Conselho Comunitário de Felipe Camarão II
Articulação Potiguar de Juventudes
Resultados
A organização mapeou e estabeleceu alianças com lideranças jovens do movimento negro em quatro estados do Nordeste brasileiro, convocou uma roda de conversa com grupos ativistas desse segmento da população e fez uma avaliação preliminar das temáticas das políticas públicas para a juventude negra nas publicações da mídia local. Com o decorrer do projeto, a proposta inicial de criação de um colóquio foi substituída pela participação na construção do 2º Encontro Nacional de Juventude Negra.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2010
Valor doado
R$ 24.800,00
Duração
6 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo