Casa das Pretas/Centro Coisa de Mulher
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
Ampliar e fortalecer ainda mais a sua estrutura de atuação, enquanto uma organização de liderança negra, que contribui para elevar a qualidade de vida de mulheres negras e a equidade de gênero e raça. A organização trabalha para buscar soluções para questões políticas, econômicas, sociais e culturais que instrumentalizem e possibilitem a esse público acesso aos espaços de poder.
Contexto
Diante do momento atual, a pandemia da Covid-19 atingiu gravemente a população negra no Rio de Janeiro, com grande impacto sobre as mulheres negras e sobre a população LGBTQI. Tal contexto fez a entidade alterar suas atividades para apoiar várias mulheres, muitas das quais lideranças, moradoras de cortiços, vilas e ocupações, que perderam os seus empregos e viram a qualidade de suas vidas cair drasticamente. A Casa das Pretas tem trabalhado para transmitir, trocar, produzir e experimentar toda uma forma de pensar, teorizar, e refletir em acordo com a luta contemporânea das mulheres negras, contra todas as formas de desigualdades, preconceitos e discriminações que afetam diretamente as mulheres negras.
Sobre a organização
A Casa das Pretas é um espaço da ONG Centro de Coisa de Mulher inaugurado em abril de 2017. O Centro de Coisa de Mulher foi fundado em 4 de dezembro de 1994 por um grupo de feministas negras, com o objetivo de influir nas ações políticas que proporcionem mudanças sociais para as mulheres negras, de forma a eliminar a forte intersecção existente entre gênero, raça e pobreza na sociedade brasileira. A missão é contribuir para o fortalecimento de mulheres negras dentro de suas comunidades, escolas, instituições, famílias e acesso a espaços de poder.
Linha de Apoio
Enfrentando o Racismo a Partir da Base – Fortalecimento Institucional e Mobilização para Defesa de Direitos (2020)
Ano
2020
Valor doado
R$ 49.740,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo