Objetivos e público alvo
Propõe a formação política das mulheres, através de 12 módulos sobre as políticas públicas referentes às diversas mulheres, visando instruí-las sobre seus direitos. Adicionalmente, será feito um podcast sobre como as Ocupações do Movimento de Mulheres Olga Benário têm influenciado nas políticas públicas locais, com a intenção de desenvolver um debate acerca da importância desses espaços para o fortalecimento do acesso às mulheres aos seus direitos.
Contexto
Diante da conjuntura de avanço do fascismo e de criminalização dos movimentos sociais, é necessário levar em consideração a ameaça de repressão do poder público às atividades promovidas pela Casa. Também é necessário considerar a conjuntura de pandemia, que dificulta a realização de atividades presenciais, tornando a comunicação e mobilização de mulheres na luta por direitos mais difíceis. A Casa Preta Zeferina e as demais ocupações de mulheres, por casa de referência no Brasil, são uma resposta concreta do movimento de mulheres para os empecilhos encontrados pelos movimentos sociais, na realização de seus trabalhos e na luta pelos direitos humanos.
Sobre a Organização
A principal atuação da Casa de Referência Preta Zeferina está dentro do combate à violência contra as mulheres e acolhimento de mulheres vítimas de violência, através da rede de apoio de profissionais voluntárias nas áreas de Direito, Serviço Social e Psicologia. A Casa de Referência Preta Zeferina foi estabelecida no dia 25 de novembro de 2021 na ocupação de um prédio municipal, da cidade de Salvador/BA, abandonado há cerca de seis anos.