CasaNem
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
A expectativa com os recursos deste apoio é de poder impulsionar o projeto KuzinhaNem, através de um programa de bolsas para as pessoas acolhidas pela CasaNem que participam dessa iniciativa. O objetivo é alcançar sustentabilidade econômica para apoiar a equipe de comunicação, cozinheires e aprendizes da CasaNem. Os recursos também vão assegurar a manutenção de diferentes atividades durante seis meses, garantindo atendimento para todas as pessoas LGBTQIA+ que procurarem a Organização.
Contexto
A importância de pessoas LGBTQIA+ circularem, viverem com segurança na cidade é uma grande perspectiva da Casa Nem. Por isso, além do espaço da Casa, onde tem o abrigo, é importante as pessoas LGBTQIA+ circularem pela cidade com segurança, atuarem nos espaços e trabalharem. O trabalho da CasaNem vai além do abrigo, desenvolvendo projetos e parcerias que visem o acesso ao trabalho produtivo de pessoas travestis e transexuais, não-binárias em diversos lugares da cidade.
Nesse sentido, a CasaNem, cada vez mais tem se tornado um espaço importante na cidade do Rio de Janeiro no que diz respeito a promoção desses debates e na luta pelos direitos da população LGBTQIA+. A CasaNem é onde direitos mínimos conseguem ser garantidos e onde muita gente encontra motivos para seguir em frente. É onde a liberdade de ser o que bem entende é respeitada, admirada e aplaudida em pé. O apoi do presente edital trará a possibilidade de garantir o impulsionamento do projeto KuzinhaNem e garantir a manutenção da CasaNem.
Sobre a organização
A CasaNem é um centro de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social. O objetivo da casa, além de abrigo para essas pessoas, é também qualificação, estudo e formação de projetos. O projeto da CasaNem é um desdobramento do pré-vestibular “PreparaNem”, que começou em 2015.
Em sua maioria, as pessoas LGBTQIA+ que participaram do curso viviam situações de violência doméstica, familiar ou moravam em abrigos da prefeitura, onde sofriam uma série de abusos levando muites a preferirem a rua. Por isso a necessidade de criar uma casa de residência para acolhimento.
Linha de Apoio
LGBTQIA+ Defendendo Direitos
Ano
2021
Valor doado
40.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero