Objetivos e público alvo
O projeto visa promover a formação em direitos humanos e cidadania, ampliar a participação política das mulheres e criar um plano de lutas para garantir seus direitos e melhorar suas condições de vida. O público prioritário é as mulheres trabalhadoras rurais e urbanas, indígenas e adolescentes, de Formoso do Araguaia, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.
Contexto
Formoso do Araguaia é um município de grande extensão territorial, com altos índices de violência e desigualdade social. A região é marcada por grandes projetos de irrigação e agropecuária, que causam impactos socioambientais, como a precarização do trabalho, o assoreamento e a destruição de rios e córregos, além de diversas formas de violência contra as comunidades indígenas. Diante desse cenário, o projeto busca enfrentar essas questões, promovendo a organização e a luta das mulheres por seus direitos.
Sobre a Organização
Fundado em 2006, o CDHF atua em três eixos: formação, organização da sociedade civil e denúncias. A organização busca fortalecer a autonomia e a liderança das mulheres, promovendo sua participação na luta por direitos e políticas públicas. Integra o Movimento Estadual de Direitos Humanos do Tocantins (MEDH-TO) e articula-se com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Paróquia São João Batista e a Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil.