Ceabir – Centro de Estudos Afro Brasileiro Ironides Rodrigues
Terreiro Legal: o povo de santo conhecendo e garantido seus direitos
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
Dar continuidade ao projeto que tem como objetivo informar e treinar os sacerdotes e praticantes das religiões de matriz africana sobre os aspectos legais relacionados ao livre exercício do direito à liberdade de crença e de religião garantidos pela legislação brasileira. Ampliar o alcance do projeto para outros municípios do estado do Rio de Janeiro e replicar a metodologia.
Atividades principais
- Realizar quatro encontros sobre direitos humanos e temas relacionados às questões jurídicas cotidianas da prática religiosa.
- Elaboração de materiais de comunicação.
- Manter o Facebook Terreiro Legal.
- Produzir revista sobre a experiência do projeto.
- Produzir vídeos e fotos sobre os encontros para divulgação.
- Realizar o I Encontro Estadual Terreiros, Direitos Humanos e Jurisprudência no Rio de Janeiro
Contexto
O imaginário sobre as religiões afro-brasileiras contribui para o acirramento de conflitos em diversos espaços como na escola, no trabalho, nos serviços de saúde, nos meios de comunicação, etc. Um exemplo é o dos estudantes que não podem demonstrar sua fé sem correr o risco de serem ridicularizados e/ou preteridos por professores e colegas nas escolas. Na área de comunicação, veículos fortalecem o imaginário negativo sobre os terreiros. Neste cenário, surgem casos de intolerância contra as religiões afro-brasileiras.
Sobre a organização
O Ceabir trabalha desde a sua criação com o público beneficiado pelo projeto. Tem direção formada por mulheres negras e iniciadas nos terreiros. Produz materiais educativos, realiza oficinas, reuniões, conversas e encontros voltados para os adeptos das religiões afro-brasileiras. A organização também foi apoiada em 2014.
Parcerias
- Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde.
Resultados
Foram realizados encontros sobre religiões afro-brasileiras e direitos humanos em terreiros do Rio de Janeiro. Os encontros abordaram temas relacionados a diversas questões jurídicas que fazem parte do dia a dia dos terreiros. Também foi realizada divulgação das atividades por meio de redes sociais. Além disso, durante o período do projeto, a organização estabeleceu parcerias, participou da elaboração de cartilhas e participou de debates e exposições.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2015
Valor doado
R$ 40 mil
Duração
9 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo