Centro Cultural Coco de Umbigada
Contos de Ifá: A vida do encantado
Pernambuco
Objetivos e público prioritário
Por meio da criação de um web-game e de oficinas a serem promovidas em centros culturais e escolas públicas, o projeto tem o intuito de transmitir a beleza das histórias africanas como forma de combater o preconceito, o racismo e a intolerância religiosa. A iniciativa pretende atuar em duas frentes de formação: uma para os professores da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes no uso do tablet e como ferramenta pedagógica em sala de aula; e uma para os alunos, no desenvolvimento de duas novas fases do jogo junto ao Centro Cultural Coco de Umbigada.
Atividades principais
- Desenvolvimento de metodologias criativas para o uso do jogo Contos de Ifá nos tablets da escola como instrumento de ligação entre os alunos e os conhecimentos ancestrais africanos.
- Formação de professores e gestores da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes no uso da plataforma Contos de Ifá nas aulas sobre a história da Matriz Africana.
- Desenvolver junto aos alunos novas fases do jogo.
- Divulgação do jogo em centros culturais, escolas e secretarias de educação municipais e estaduais.
Contexto
A obrigatoriedade do ensino de História da África (Lei 10639/03) trouxe novos desafios para os docentes brasileiros que agora devem disseminar para seus alunos, num curto espaço de tempo, conhecimentos multidisciplinares sobre o continente africano, seus povos, culturas e civilizações, antes, durante e depois dos tráficos negreiros. Desta forma, novas metodologias de ensino relacionadas ao tema vem surgindo, especialmente nas disciplinas de história, educação artística e literatura.
Neste sentido, O Centro Cultural Coco de Umbigada tem como objetivo participar ativamente na construção de um letramento cultural brasileiro baseado na Lei, propondo um jogo interativo para web em que o jogador possa, ao mesmo tempo que se diverte, apreender conhecimento, num processo cognitivo que valoriza a ludicidade e busca a quebra de preconceitos com as religiões afro-brasileiras.
Sobre a organização
O Centro Cultural Coco de Umbigada tem por finalidade divulgar e manter viva a cultura popular de raiz africana.
Parcerias
O Centro Cultural Coco de Umbigada se articula por meio da Rede Mocambos, Rede de Pontos de Cultura Federal e Estadual, Rede das Mulheres de Terreiros, Rede dos terreiros de Pernambuco.
Resultados
O jogo educativo Contos de Ifá foi lançado para alunos, professores e gestores da comunidade onde fica o Centro Cultural, em Guadalupe, Olinda (PE). A divulgação incluiu propaganda em ônibus, participação em programas de TV, entrevistas, conferências e exposições, além da presença em prêmios de tecnologias sociais. Foram realizadas conversas e oficinas educativas com várias comunidades escolares para estruturação de laboratórios de jogos que mostram a beleza da matriz africana. Um desses laboratórios foi montado no próprio Centro Cultural Coco de Umbigada.
Linha de Apoio
Edital Anual
Ano
2014
Valor doado
R$ 39,800,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo