Objetivos e público alvo
O projeto prevê o fortalecimento do terreiro enquanto espaço civilizatório e emancipador da comunidade a ele inserida. Tem ainda como finalidade o engajamento de todo o entorno do território na luta pela democracia e pelos direitos humanos no Brasil, sobretudo, no tocante aos direitos sociais e humanos dos povos negros.
Contexto
A realidade dos povos pretos e de terreiro de Dourados, sempre fora invisibilizada pelo poder hegemônico aqui constituído. O município é conhecido nacionalmente pela articulação de grupos do agronegócio que atacam sistematicamente movimentos sociais vulnerabilizados. Especificamente os povos de terreiro, quando assumem a necessidade de defender o meio ambiente e combater o racismo religioso, entram em sua mira. Em momento de aprofundamento da polarização políticas cenas de invasão de ruralistas a comunidades indígenas e atiçamento da população contra outras formas de manifestações culturais e religiosas, o Centro Cultural tem tentado atuar em redes e sempre coletivamente, resguardando as identidades pessoais de suas lideranças.
Sobre a Organização
O Centro Cultural de Divulgação e Valorização das Culturas Afro-brasileiras e Africanas – Quintal de Palmares tem como missão principal divulgar e valorizar a cultura ancestral dos povos negros no município de Dourado, no Mato Grosso do Sul. Compreendendo que as manifestações dos povos negros foram e são sistematicamente perseguidas e marginalizadas, a organização propõe um espaço de luta e de resistência, que busca nos Ilês Axés um campo civilizatório do povo preto. Para além disso, busca mobilizar a sociedade civil, as instituições do Estado, na garantia de direitos fundamentais para esta população.