Centro de capacitação e Pesquisa Geraldo Garcia
Mato Grosso do Sul
Objetivos e público prioritário
Mapear os enfrentamentos e conflitos fundiários em áreas de acampamentos, assentamentos, retomadas e quilombolas. Identificar os riscos e principais violências contra comunidades e as pessoas. Ainda formação de 30 jovens oriundos das áreas de conflito pretende dotá-los de conhecimentos técnicos para que possam organizar preventivamente elementos de autoproteção das pessoas e bens em suas comunidades.
Contexto
As principais ameaças têm ocorrido diretamente contra às próprias comunidades em vulnerabilidade social. O avanço do agronegócio, contra áreas de assentamento e aldeias indígenas e quilombolas, tem sido uma constante, cujas ações incidem em pelo menos quatro pontos principais: Assédio para arrendamento de espaços internos nos territórios para plantio de mono cultivos com uso de agrotóxicos; Uso intensivo de pulverização de agrotóxico em lavouras vizinhas as comunidades como contaminação das águas e afetação dos cultivos dessa resistência; Ataques periódicos (surpresas) de seguranças privadas contra comunidades de retomadas indígenas em particular; Batalha judicial contra os processos demarcatórios, desapropriatórios e reconhecimentos de territórios quilombola.
Sobre a organização
O Centro de Capacitação e Pesquisa Geraldo Garcia – CEPEGE foi fundado no dia 19 de agosto de 2002 pela demanda das famílias acampadas e assentadas ligadas ao MST-MS por uma organização específica que servisse como um local de estudo, que contemplasse a organização das famílias, e que este pudesse ser um espaço de formação política na perspectiva de avanço da consciência dos camponeses e camponesas, bem como, ser um espaço de formação prática de tecnologias baseadas na agroecologia e na participação social do conjunto das famílias.
Linha de Apoio
Edital Defensoras/es de direitos humanos: fortalecendo capacidades para proteção e segurança integral 2022
Ano
2022
Valor doado
R$ 55.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à terra