Objetivos e público alvo
O projeto visa proporcionar uma abordagem mais ampla de temas que geram reflexões para um despertar político, a partir dos Direitos Humanos, para 40 adolescentes estudantes do ensino médio da Rede pública de Ensino de Olinda, por meio da iniciativa “Juventudes no Centro do Debate”, incentivando a participação política desse público.
Contexto
Dentre as principais ameaças sofridas pelas ONGs, OSCs e coletivos de defesa de direitos sediadas no Brasil, podemos citar a intimidação com os bloqueios de recursos e o desmonte das políticas para a cidadania, a exemplo do desmanche dos Conselho, uma vez que 75% dos Conselhos e Comitês nacionais foram extintos ou esvaziados no governo Bolsonaro. Como forma de combate e proteção a essas ameaças, incentivamos a realização de denúncias formais, sobretudo aos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público, e temos trabalhado para promover o fortalecimento dos grupos mais vulneráveis, a partir do conhecimento sobre seus direitos e da legislação brasileira.
Sobre a Organização
O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) é uma ONG do campo dos Direitos Humanos, fundada em 1972 como estratégia de enfrentamento à ditadura militar-civil para a redemocratização do país. Reúne expertise na defesa e promoção dos Direitos à Educação, à Comunicação, à Cultura e à Leitura. Atua, sobretudo, no fortalecimento de sujeitos das periferias urbanas e das Comunidades Tradicionais, especialmente os quilombos do estado de Pernambuco, na luta pela efetivação de direitos.