Objetivos e público alvo
O projeto “A Juventude Negra no Futuro do Trabalho” objetiva promover a inserção qualificada da população negra, especialmente a juventude do Pará e Amazonas, no setor da sociobioeconomia. A iniciativa envolve a capacitação de jovens negras e negros do Programa Prosseguir e a incidência junto a instituições empregadoras parceiras, como Pacto Global da ONU, MOVER, Instituto Ethos e GIFE, além de sindicatos, organismos internacionais e prefeituras, contribuindo para uma transição justa e sustentável no mundo do trabalho.
Contexto
O racismo estrutural é um dos principais fatores das desigualdades no Brasil, impactando diretamente a juventude negra, que representa 61% dos jovens do país. Além da violência alarmante—com um jovem negro assassinado a cada 23 minutos—, essa população enfrenta maiores barreiras no acesso ao mercado de trabalho, com uma taxa de desocupação quase duas vezes maior que a de jovens brancos. Diante desse cenário, é fundamental fortalecer a garantia de direitos e o desenvolvimento pleno da juventude negra, promovendo sua inserção qualificada no mundo do trabalho por meio de estratégias de permanência acadêmica e liderança.
Sobre a Organização
Ao longo de seus 33 anos, o CEERT atua na agenda de trabalho digno, como instituição da sociedade civil, que, articulada com seus pares, incide no ecossistema do mundo do trabalho (órgãos públicos ligados, organismos de representação de trabalhadores e de empregadores, organismos produtores de conhecimento) com vistas que se movimentem para se tornarem mais equânimes e democráticos, particularmente no que concerne às questões de raça e gênero.