Objetivos e público alvo
O projeto propôs atividades de formação política, encontros de integração e planejamento para fortalecer a Rede em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres da Zona da Mata.
Atividades Principais
- Encontro de formação da Rede e planejamento do projeto
- Construção de uma carta de valores e atuação
- Formações
Audiências públicas - Vigílias municipais
- Seminário
Contexto
A Rede em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres é uma articulação política das mulheres do norte e centro do Estado de Pernambuco que foi idealizada pelos grupos organizados de mulheres dessas regiões para atuar conjuntamente no fortalecimento dos movimentos, tanto em conjunto quanto no contexto de suas lutas específicas. Agrega 19 municípios.
Sobre a Organização
Com enfoque em gênero e promoção de cidadania, a entidade realiza atividades formativas voltadas às mulheres, ajudando na busca de caminhos para resistir à cultura patriarcal, exercer a cidadania e reivindicar direitos. Participa do Projeto de Promotoras Legais Populares para formação de mulheres multiplicadoras de direitos.
Parcerias
Conselhos de Saúde, Comdica e Assistência Social, com assento
Instituto SOS Corpo
Rede em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres da Zona da Mata Norte e Centro de Pernambuco (integra coordenação)
Articulação de Entidades na Zona da Mata
Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste
Fórum de Reforma Urbana
Resultados
Em quatro encontros de formação política, quinze oficinas, duas audiências públicas e oito vigílias municipais, entre outras atividades, os grupos de mulheres da Zona da Mata norte e centro construíram e fortaleceram a Rede, inclusive com a elaboração de uma carta política de princípios e de cartas específicas entregues aos ministérios públicos. A aproximação para o diálogo dos poderes Legislativo e Judiciário foi outro indicativo positivo no processo de implantação e consolidação da Rede na região.