Objetivos e público alvo
O projeto visa dar continuidade às ações de formação, incentivo e apoio ao resgate e preservação das Tradições de Matriz Africana, a partir de reuniões, oficinas, seminários, fóruns e encontros para a expansão da teia legislativa e comunitária de defesa dos povos tradicionais de matriz africana.
Contexto
Diante das violências que assolam a população negra e os integrantes das religiões de matrizes africanas, é preciso ampliar o número de ativistas dos movimentos de defesa do meio ambiente, da biodiversidade e nas ações políticas, culturais e sociais, que possibilitem a integração e a interação de afrobrasileiros em diversos segmentos da sociedade para serem resistências em diferentes campos. Para isso também é preciso trabalhar para a formação profissional de jovens e sua inserção no mercado de trabalho, preparados para defender as tradições de seus ancestrais, a partir da integração em atividades políticas e sociais.
Sobre a Organização
Há 28 anos, o Centro Memorial de Matriz Africana atua na difusão e preservação das tradições de matriz africana, participando e promovendo atividades locais, estaduais e nacionais com este objetivo. A organização já integrou entidades e instituições municipais, estaduais e nacionais de apoio, incentivo e formação de jovens, homens e mulheres afro-brasileiras (os), para o resgate e a preservação das diferentes formas de manifestações das tradições de matriz africana, com ênfase ao respeito à Terra, território e territorialidade. O objetivo principal é promover e incentivar o respeito e a dignidade do povo preto, reverenciando e recuperando os saberes de seus ancestrais.