Objetivos e público alvo
Realizar mobilização interna institucional, oficinas e intercâmbio entre organizações parceiras para promover a emancipação social de comunidades Quilombolas do Médio Sertão da Paraíba, incentivando a comunicação popular juvenil para enfrentamento das desigualdades e da discriminação de gênero, de raça e de etnia.
Contexto
As comunidades de baixa intensidade econômica, que já lutam pela dinamização de suas condições insalubres, ficaram expostas de maneira especialmente perigosa aos efeitos da pandemia de Covid-19 por mais de dois anos. Depois do atingimento da própria saúde corporal, o primeiro efeito que atingiu essas populações vulneráveis foi o agravamento da insegurança alimentar e nutricional. Cujas consequências, a curto prazo, são a fome crônica, a desagregação comunitária e a violência. Neste sentido, o Centro Semear empenhou-se em buscar meios e estratégias para atender pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e fome, na tentativa de sanar pontualmente os casos mais extremos.
Sobre a Organização
O Centro Semear nasceu em 1992, por meio da convergência ativista de assessoras e assessores técnicos e de coletivos de agricultoras e agricultores camponeses, no médio sertão paraibano, vitimados pela estiagem. Desde então, a organização atua na promoção da garantia de direitos e no desenvolvimento e gestão de projetos de melhoria da qualidade de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional e no desenvolvimento de práticas e estratégias de cuidado com a sociobiodiversidade.