Objetivos e público alvo
Por meio de mediação de leitura e aulas de capoeira, pretende-se realizar oficinas formativas para promoção de acesso a direitos humanos fundamentais e promoção da equidade étnico-racial. Com esse aporte, projeta-se ainda melhorar a estrutura do salão de aulas, conferindo mais dignidade ao processo educativo dentro da estrutura física da organização.
Contexto
Diante da realidade das comunidades de Olinda, a organização pretende retomar o segundo semestre de 2022 com o atendimento de um público mensal, de cerca de 50 famílias, das famílias do bairro, de terreiro e periférica, em sua maioria formada por jovens negros e periféricos. Sabemos que a juventude negra é o alvo preferencial do genocídio, mas também do epistemicídio das suas raízes ancestrais de matriz africana e indígena, por meio do racismo religioso e do fundamentalismo neopentencostal, integrando o repertório de ações que buscam aprofundar exclusões, com negacionismo e demonização da cultura, da literatura, das artes e da religiosidade negra.
Sobre a Organização
O Centro Social e Tenda de Umbanda Caboclo Flecheiro atua, desde 2014, na defesa dos direitos difusos e coletivos dos povos e comunidades tradicionais de terreiro. Nosso foco é a promoção da equidade racial por meio da educação, cultura e literatura, focada em direitos humanos e combate ao racismo religioso.