Coletiva Nacional Mulheres e Direito à Cidade
Juntas somos mais fortes: a Coletiva de Mulheres como espaço de fortalecimento da democracia
Rio Grande do Sul
Objetivos e público prioritário
Promover ações, intervenções e estratégias na perspectiva de gênero e direito à cidade, a partir do protagonismo das mulheres em defesa de seus direitos, incidindo em espaços de decisões institucionais.
Contexto
O atual contexto do país é marcado por grandes retrocessos normativos e institucionais, herdados de forças antidemocráticas e que ainda permeiam ações e narrativas nas instituições e nos territórios, que ganham força a partir de agentes públicos e privados que operam na perspectiva da opressão e violação dos direitos humanos. A retomada estratégica de espaços políticos a partir de uma perspectiva de gênero exige construir narrativas e posicionamentos de resistência e constância, especialmente por parte de mulheres que estão presentes nos territórios.
Sobre a organização
A Coletiva Nacional Mulheres pelo Direito à Cidade é uma articulação que nasce a partir de ações do Fórum Nacional de Reforma Urbana – FNRU. Visa fortalecer debates de gênero e raça nos territórios, bem como ampliar a presença das mulheres na luta pelo direito à cidade.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2023
Ano
2023
Valor doado
R$ 60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos das mulheres