Objetivos e público alvo
Promover diálogos e formação sobre políticas públicas e mecanismos de controle social com grupos de juventudes, mulheres negras, quilombolas e movimentos sociais que atuam no direito à cidade e defesa de direitos humanos na área de justiça criminal para garantia de espaços de reconstrução democrática na região metropolitana de Goiânia e no estado.
Contexto
Poderosos interesses econômicos exercem um impacto negativo sobre terras e comunidades vulneráveis, enquanto grupos oligárquicos mantêm o domínio político, priorizando a elite regional e alianças amplas. A criminalização de grupos marginalizados é agravada pela ausência de políticas públicas inclusivas, e organizações da sociedade civil enfrentam obstáculos devido a interesses poderosos. Paralelamente, ataques políticos visam minar a participação de defensores dos direitos humanos e causas populares, enquanto disputas por narrativas e manipulação da opinião pública tornam mais complexa a busca por soluções eficazes.
Sobre a Organização
A Coletiva Pretas de Angola é uma organização composta por mulheres negras, jovens e adultas que atua desde 2015 na cidade de Goiânia-Go, região metropolitana e no Estado de Goiás. Desenvolvem projetos e iniciativas com foco em fortalecer a comunidade negra para sua auto-organização, garantindo protagonismo na luta política por direitos humanos, sociais e culturais por meio de ações de enfrentamento ao racismo e sexismo diário na luta pelo Bem Viver.