Coletivo Aroeira de Indígenas Pankararu
Étnomapeamento e étnodiagnóstico das condições de vida e de trabalho das famílias indígenas Pankararu residentes na área urbana e rural do município de Petrolândia, PE
Pernambuco
Objetivos e público prioritário
Tem como proposta realizar etnomapeamento e etnodiagnóstico social e participativo das condições de vida e de trabalho das famílias indígenas residentes na área rural e urbana, do município de Petrolândia. O objetivo é subsidiar a gestão pública local e o estado de Pernambuco no planejamento da oferta de serviços adequados às demandas das populações indígenas do município.
Contexto
As populações indígenas no Brasil passam por muitos momentos de destruição e de genocídio. São muitos ataques à existência com violências, racismos e preconceitos contra esses povos. Viver fora dos territórios de origem também limita o acesso a políticas sociais, além das diversas desigualdades que nos acompanham e o preconceito do não reconhecimento da própria identidade. Desde 2018, o povo Pankararu vem sofrendo. São perseguições às nossas lideranças, ameaças, retiradas constantes de direitos, projetos que favorecem o grande capital, às empresas, o latifúndio e nos apavora. A tarefa do coletivo tem sido o trabalho de base, a formação política constante, os questionamentos e colocação em evidência do que está acontecendo.
Sobre a organização
Coletivo Aroeira é uma organização indígena da etnia Pankararu, criada e coordenada por mulheres indígenas, atuando no sertão de Pernambuco. É espaço de viver, acolher e cuidar da vida coletiva com nosso povo, e proteger os vínculos da nossa identidade, ancestralidade e nossa história contando com atividades de formação.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2022
Ano
2022
Valor doado
R$60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos dos povos indígenas