Objetivos e público alvo
Realizar encontros virtuais quinzenais, pelo período de 10 meses, com roda de cuidado e autocuidado entre mulheres. Além disso, promover encontros presenciais com assessoria jurídica e planejamentos estratégicos, atendimento psicológico coletivo e individual, rodas de trocas de experiências, cuidado e autocuidado por intermédio da arteterapia.
Contexto
Na atual conjuntura política e com a pandemia, aumentou a perseguição política e as violências, principalmente contra nós mulheres militantes, negras, de tradição de matriz africana, LGBTQIA+ e exiladas políticas. Uma das estratégias de resistência nossa é nos acolhermos e nos cuidarmos em rede, mantendo o contato virtual permanente para que possamos saber como estamos e minimamente acompanhadas umas as outras. As rodas virtuais são uma das estratégias de encontros para cuidados, autocuidados e desabafos, algumas vezes também um mecanismo de pedir socorro.
Sobre a Organização
Comuna Panteras Negras está situada no Assentamento da Reforma Agrária Pequeno Willian em Planaltina/DF organizado pelo movimento social camponês MST. Atua, desde 2014, como Espaço de Cultura e de Pesquisas, tem como foco o acolhimento temporário de mulheres negras ativistas militantes (sis, trans e LGBTQIA+) chefes de família, atuando no combate às violências domésticas e de gênero, contra o racismo, a intolerância religiosa e a homofobia.