Objetivos e público alvo
O projeto visa garantir a produção em áudio para PodCast, Rádio Web e Rádios Comunitárias, promover debates interligados entre rádios comunitárias, comunicadores e comunicadoras populares na Bacia do Tapajós, assim como textos e entrevistas para o Portal Tapajós de Fato, com lideranças, figuras públicas relevantes (influenciadores) locais, no combate à desinformação, sobre temas e demandas indígenas.
Contexto
O ano de 2022 é decisivo para a manutenção do bem-viver social e humano dos povos do Brasil, e, em especial, os povos da Amazônia. O resultado deste processo pode impactar diretamente a relação da humanidade com a natureza, visto que, alianças e propostas podem trazer à tona uma série de retrocessos, principalmente na pauta do clima, da floresta em pé e da justiça socioambiental nas nossas cidades. É fundamental engajar nossos territórios e povos em diálogos que se dediquem à olhar para tais temas como centrais para suas vidas A juventude é o foco nesse sentido. E a comunicação popular e a educação são os alicerces desse processo, contribuindo com muita relevância para gerar transformações no comportamento e cenário políticos regionais.
Sobre a Organização
O Tapajós de Fato tem como missão conectar as juventudes, que atuam pela defesa dos seus territórios, através dos instrumentos da Comunicação Popular, bem como, ecoar as vozes dos povos e populações das regiões do Baixo Amazonas e Tapajós, no oeste do estado do Pará. Busca, por meio de uma série de oficinas e trocas de vivências, aprofundar-se, junto às lideranças do movimento social, indígena, quilombola, LGBTQIA+, Feministas, Quilombolas, Movimento negro, entre outras, a fim de propor um processo bilateral de aprendizagem, que resulta numa continua construção, que se expande a cada novo encontro e possibilidade.