Objetivos e público alvo
Enfrentar o discurso de ódio e fake news através do diálogo coletivo junto a comunidades indígenas e tradicionais. Produzir e disseminar materiais informativos impressos para desconstruir mitos e estereótipos, além de participar em programas de rádio locais para ampliação dos temas antidemocráticos e fortalecer narrativas contra-hegemônicas.
Contexto
Territórios como o Baixo Amazonas e Tapajós, que abrigam reservas ambientais como a Floresta Nacional dos Tapajós (FLONA Tapajós) e a Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns (RESEX Tapajós/Arapiuns), têm enfrentado destruição e usurpação de territórios nos últimos 7 anos. Isso ocorre devido à ganância de madeireiras, mineradoras, portos, ferrovias e hidrovias, causando danos irreparáveis. A população local e suas lideranças sofrem assédio e ameaças por essas empresas, e o acesso limitado à informação dificulta a divulgação de uma narrativa contrária, mantendo as desigualdades e o status quo.
Sobre a Organização
O Tapajós de Fato (TdF) é um veículo de comunicação Popular independente e alternativo que atua na região oeste do estado do Pará. O TdF surge a partir da necessidade de ter veículos de comunicação comprometidos com as necessidades das populações rurais, indígenas e quilombolas na região.