Objetivos e público alvo
Formalização da Associação de Entregadores por Aplicativos de Natal/RN, filiação de trabalhadores e distribuição de cartilhas sobre direitos trabalhistas. A organização visa combater a precariedade do trabalho de entrega por aplicativos, pautar publicamente a demanda por seguridade social e promover o diálogo entre empresas por aplicativo e entregadores.
Contexto
Dentro desses três anos de funcionamento o Coletivo tem organizado atos contra a precarização, falta de condições de trabalho e insegurança na atividade laboral, bem como realizado ações de solidariedade ativa entre seus membros, estabelecido diálogo com as empresas por aplicativo e poder público, bem como apoio a redes nacionais de entregadores por aplicativo e novos grupos na região Nordeste do país. Além disso, quer atuar para a regulamentação do trabalho da categoria, apresentando um projeto de lei com base em audiências públicas em âmbito local e estadual. Por fim, busca o fortalecimento político da categoria, por meio da formação sobre a importância do processo de luta da classe trabalhadora, os objetivos da associação e a organização coletiva.
Sobre a Organização
O Coletivo de Entregadores por Aplicativos de Natal/RN “Galera da Pressão” (GDP) foi criado, em 2020, com o objetivo de organizar os trabalhadores na luta por direitos. Anteriormente à criação da Galera da Pressão, os entregadores estavam reunidos em pequenos agrupamentos por regiões da cidade, contudo, devido à pandemia e à necessidade de empreender lutas mais efetivas por melhores condições de trabalho, os grupos se juntaram e formaram o que hoje é o GDP.