Coletivo de Fortalecimento da População Negra do Sul
Espírito Santo
Objetivos e público prioritário
Realizar atividades de capacitação com aplicação de metodologias de autocuidado e cuidado coletivo, para o fortalecimento de 60 lideranças negras, pertencentes aos segmentos Mulheres e LGBTQIA+. Desta forma, potencializar a rede de trabalho para a segurança nos mais diversos contextos entre os núcleos do Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do ES – FEPNES.
Contexto
No Brasil, com o recrudescimento da violência e do cerceamento da participação política, desestruturação dos serviços e das políticas públicas e descumprimento de pactos em torno dos direitos humanos, tem produzido efeitos nefastos em âmbito local. Na região sul do Espírito Santo, as defensoras e os defensores de direitos humanos têm enfrentado uma série de ameaças e assédio psicológico na esfera pública. Nesse sentido, o Coletivo Fepnes através de sua rede de apoio, busca realizar ações de mobilização e articulação interinstitucional com instituições e agentes públicos parceiros locais, de modo a oferecer suporte as lideranças, no caso de risco a integridade física, acesso a serviços de acolhimento institucional como casa de apoio, assessoria jurídica, programas sociais.
Sobre a organização
O Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do ES – FEPNES é uma organização não formalizada, criada em 10 de março de 2014, constituída por uma rede de núcleos em 10 localidades na região sul do estado do Espírito Santo. Tem a missão de fortalecer o protagonismo da população negra, qualificando os indivíduos para o enfrentamento a discriminação étnico-racial, gênero e orientação sexual em seus territórios, alcance de sua autonomia e desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Linha de Apoio
Edital Defensoras/es de direitos humanos: fortalecendo capacidades para proteção e segurança integral 2022
Ano
2022
Valor doado
R$ 64.650,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo