Coletivo de Fortalecimento da População Negra do Sul – ES
Projeto Retecendo Redes: Direitos humanos e Incidências políticas em territórios Quilombolas
Espírito Santo
Objetivos e público prioritário
O projeto visa mobilizar e articular duas comunidades quilombolas no sul do Espírito Santo, especialmente mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, através de atividades formativas com foco na reconstrução e inovação de canais de participação social.
Contexto
Na região sul do Espírito Santo, o desafio do reconhecimento dos territórios quilombolas segue sendo um tópico em aberto para muitas comunidades, até mesmo aqueles que já tiveram suas certidões quilombolas emitidas vivenciam frequentes experiências de marginalização e exclusão. Pessoas quilombolas são excluídas da vida pública em seus municípios e territórios, em constante invisibilidade e silenciamento em espaços de participação e controle social. Desde 2016, com os processos de instabilidade democrática no país, crises político-institucionais, bem como a pandemia, corroboraram para degradação dos espaços cívicos de uma forma geral, mas especialmente nos municípios no sul do Espírito Santo. Nesse sentido, o Coletivo FEPNES propõe re-articular e mobilizar a população quilombola, agentes públicos e parceiros locais visando o fortalecimento comunitário para o enfrentamento das violações de Direitos Humanos.
Sobre a organização
O Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra + Diversidade (Coletivo FEPNES + Diversidade), é uma organização que existe desde 2014, constituída por uma rede de núcleos em 10 localidades na região sul do estado do Espírito Santo. Por meio de mobilização e articulação em âmbito local, estadual e nacional, movimentam grupos e comunidades no enfrentamento aos desafios presentes na região sul capixaba. Trabalham também com palestras, oficinas presenciais e online e produção de conteúdo.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2023
Ano
2023
Valor doado
R$ 60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo