Coletivo de mulheres indígenas povo Memortumré Canela
Mulheres Memortumré Canela e justiça, para o Bem Viver
Maranhão
Objetivos e público prioritário
Fortalecer as mulheres indígenas do Coletivo de mulheres indígenas povo Memortumré Canela por meio de estruturação interna do coletivo e planejamento estratégico, com vistas a articular o coletivo para participar da Marcha Nacional de Mulheres Indígenas, bem como preparar reivindicações para a incidência política federalmente.
Contexto
A paralisação do processo de demarcação do território Kanela junto ao avanço do agronegócio da fronteira do território representam um dos inúmeros desafios que o coletivo enfrenta na atualidade. Além disso, a dificuldade no acesso às políticas públicas como saúde, educação e alimentação torna a vida das mulheres indígenas um martírio cotidiano. Não obstante, o machismo no interior da comunidade, a falta de recursos como internet, por exemplo, recrudesce processos de discriminação no território.
Sobre a organização
O Coletivo de Mulheres Memortumré Canela atua desde 2022 em defesa das mulheres indígenas através do fortalecimento de suas lideranças, promovendo o protagonismo das mulheres e fomentando a luta pela garantia do território, das políticas sociais e pela melhoria da qualidade de vida. Além disso, o coletivo trabalha para o fortalecimento da Cultura Timbira com a realização de diversos rituais como a Corrida de Toras das mulheres.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2023
Ano
2023
Valor doado
R$60.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos dos povos indígenas