Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres – MT
Mato Grosso
Objetivos e público prioritário
Ampliar a área de atuação do coletivo, efetivando a comunicação sobre os direitos das mulheres negras com a sociedade em Cáceres, Mato Grosso. Estruturar um local físico para o funcionamento integral da organização. Oferecer acolhimento às mulheres negras e indígenas da região.
Contexto
Altos índices de violência contra a população negra em Cáceres, constatação da invisibilidade e silenciamento das mulheres negras no município e no Estado de Mato Grosso, sendo necessário a criação de uma rede de apoio. A pandemia da Covid-19 aumentou as demandas de apoio do coletivo, agravando os casos de violência doméstica, desemprego, abuso infantil, fome e casos de Covid-19. O contexto de crise sanitária e financeira gerou um adoecimento tanto físico como mental nas mulheres do Coletivo. Foi preciso apoio psicológico e redução e readequação das horas dedicadas ao trabalho interno no grupo, ocorrendo uma sobrecarga sobre as mulheres, principalmente as lideranças.
Sobre a organização
O Coletivo de Mulheres Negras de Cáceres foi criado em 2017, a partir da necessidade de um espaço de organização social para atuação direta na luta antirracista em Cáceres e região. O coletivo atua como um espaço de articulação de mulheres negras da periferia, de mulheres rurais e quilombolas e, mais recentemente, tem ampliado sua atuação e fortalecimento junto às mulheres indígenas do povo Chiquitano. A associação tenta garantir políticas públicas de igualdade racial e de superação da violência contra as mulheres negras, ações de resgate histórico sobre as mulheres pantaneiras (negras e indígenas) e também atividades formação sobre temas relacionados ao feminismo e sobre luta contra o racismo junto às mulheres e juventude negra da cidade.
Linha de Apoio
Enfrentando o Racismo a Partir da Base – Fortalecimento Institucional e Mobilização para Defesa de Direitos (2020)
Ano
2020
Valor doado
R$ 49.350,00
Duração
12 meses
Temática principal
Enfrentamento ao racismo