Objetivos e público alvo
Promover uma rede de apoio interseccional que possa garantir a segurança das mulheres ativistas, caso haja necessidade, assim como oferecer acolhimento para que possam ser alojadas em local distante de sua área de vulnerabilidade, garantindo que possam estar seguras durante o processo de proteção. Através de um aplicativo desenvolvido dentro do projeto, rastrear a localização em tempo real de cada mulher inserida no projeto e monitorá-las, enquanto estiverem em ação, para produzir um estudo sobre as áreas e os riscos enfrentados.
Contexto
Integrantes da organização têm sofrido constante ameaças. No segundo semestre de 2021 a presidente do nosso coletivo passou a ser perseguida e receber constantes ameaças por conta do trabalho desenvolvido no movimento o que se cala, projeto voltado a coleta de denúncias de trabalhadores do SUAS da rede municipal que envolviam gestores, assim como sofre em todo caso que envolva a gestão. Após estas experiências resolvemos desenvolver este projeto, onde consistiu na cedência de um local para nossa sede (para o acolhimento dessas mulheres) e desenvolvimento de diversos outros projetos socioculturais. O edital acabou coincidindo para que pudéssemos colocar em prática.
Sobre a Organização
O Coletivo Feminista Elza Soares tem como missão contribuir para o empoderamento das mulheres, provendo seus direitos e sua cidadania plena, com respeito às diferenças e a justiça social; colaborar para promoção da sororidade e de seus direitos, para o fortalecimento de sua autonomia, tendo em vista a construção de uma sociedade justa e equalitária, sem julgamentos e de forma solidária, através da criação de um espaço de discussão e atuação sobre questões referentes aos direitos das crianças, adolescentes, mulheres e pessoas LGBTQIA+ visando os segmentos do feminismo interseccional.