Objetivos e público alvo
Realizar ação formativa para cerca de 20 lideranças do Movimento de Cidadãs Positivas, de mulheres que vivem com HIV, de forma a oferecer instrumentos para a incidência política junto à administração pública de Natal, Executivo e Legislativo, e ao Judiciário.
Atividades Principais
- Reivindicar gratuidade no transporte coletivo
- Sensibilizar o Judiciário para a complexidade da convivência com o HIV e os impactos do uso da medicação antirretroviral, sobretudo no caso das mulheres negras e de bairros periféricos
- Pedir mais recursos para execução de políticas públicas que permitam melhores condições de vida a mulheres que convivem com AIDS
Contexto
O foco foi o enfrentamento à violência institucional no atendimento nos serviços de saúde pública e na mobilidade urbana às mulheres das classes populares, com profundo recorte racial, que convivem com o HIV/Aids. Essas mulheres tiverem seu direito de gratuidade no transporte público restringido durante a gestão de Micarla de Sousa, que foi empossada em 2009 à prefeitura de Natal.
Sobre a Organização
A organização visa contribuir para tornar a sociedade e o Estado democráticos a partir de uma perspectiva feminista. Realiza atividades de mobilização e formação política junto a grupos de mulheres nos seguintes temas: organização comunitária e associativismo; desenvolvimento e direitos das mulheres; violência; direitos sexuais e reprodutivos; e orçamento público.
O grupo oferece apoio político e técnico aos movimentos de mulheres, facilita encaminhamentos para o Fórum de Mulheres do Rio Grande do Norte, elabora estudos, análises, monitoramento e avaliações relacionados ao problema da violência contra as mulheres. E ainda encaminha casos de violência contra as mulheres à Justiça.
Parcerias
Fórum de Mulheres do Rio Grande do Norte
Movimento Cidadãs Positivas
Resultados
O grupo realizou encontros de formação e um seminário com presença de mulheres que vivem com HIV e do Conselho Estadual de Saúde. Participou de audências públicas sobre o tema para cobrar dos gestores públicos ações e políticas para as mulheres positivas e ofereceu apoio técnico e político a movimentos de mulheres. Três cidadãs positivas foram indicadas como delegadas para a Conferência Estadual de Mulheres.