Coletivo Meu Corre
Meu Corre: aplicativo de organização financeira para defesa de direitos de trabalhadores de plataformas digitais de entrega e transporte individual
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
Estimular nos trabalhadores de plataformas digitais a consciência financeira de seus ganhos e gastos de trabalho. Pretende também produzir dados para qualificar o debate público em diferentes dimensões, tais como políticas públicas, regulamentação, ações judiciais entre outras. Um terceiro objetivo é apoiar iniciativas de formas alternativas de trabalho, principalmente as cooperativas de trabalho podem racionalizar seus ganhos e gastos, como também avaliar melhores oportunidades de mercado.
Contexto
De acordo com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia – Amobitec e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Cebrap, o Brasil tem mais de 1,6 milhão de trabalhadores por aplicativos, entre entregadores e motoristas. Sem regulação e qualquer vínculo empregatício, os trabalhadores de plataformas exercem cargas horárias elevadas a fim de conseguir sobreviver. Neste contexto, o projeto tem como foco a organização de ganhos e gastos dos trabalhadores, entregadores e motoristas de plataformas digitais.
Sobre a organização
Criado em 2019, o Meu Corre é composto principalmente por pesquisadores e ativistas de diferentes áreas profissionais que têm construído uma ferramenta digital para auxiliar entregadores na gestão financeira de seus ganhos e gastos. A missão da organização é desenvolver ferramentas que apoiam os trabalhadores a avaliar suas condições de trabalho, ao passo que também produz informações que podem ser usadas na defesa de direitos desses.
Linha de Apoio
Edital Fortalecendo Trabalhadores Informais na Luta por Direitos 2023
Ano
2023
Valor doado
R$ 55.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito ao trabalho digno