Objetivos e público alvo
Estimular nos trabalhadores de plataformas digitais a consciência financeira de seus ganhos e gastos de trabalho. Pretende também produzir dados para qualificar o debate público em diferentes dimensões, tais como políticas públicas, regulamentação, ações judiciais entre outras. Um terceiro objetivo é apoiar iniciativas de formas alternativas de trabalho, principalmente as cooperativas de trabalho podem racionalizar seus ganhos e gastos, como também avaliar melhores oportunidades de mercado.
Contexto
De acordo com a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia – Amobitec e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Cebrap, o Brasil tem mais de 1,6 milhão de trabalhadores por aplicativos, entre entregadores e motoristas. Sem regulação e qualquer vínculo empregatício, os trabalhadores de plataformas exercem cargas horárias elevadas a fim de conseguir sobreviver. Neste contexto, o projeto tem como foco a organização de ganhos e gastos dos trabalhadores, entregadores e motoristas de plataformas digitais.
Sobre a Organização
Criado em 2019, o Meu Corre é composto principalmente por pesquisadores e ativistas de diferentes áreas profissionais que têm construído uma ferramenta digital para auxiliar entregadores na gestão financeira de seus ganhos e gastos. A missão da organização é desenvolver ferramentas que apoiam os trabalhadores a avaliar suas condições de trabalho, ao passo que também produz informações que podem ser usadas na defesa de direitos desses.