Objetivos e público alvo
Garantir o fortalecimento de suas diferentes frentes de ação em defesa dos direitos dos povos indígenas como: a defesa de seus territórios originários; a defesa dos direitos das mulheres e dos jovens indígenas; a defesa dos direitos ambientais dos povos indígenas. Para isso, a organização realizará encontros intergeracional entre a juventude e os anciãos para o intercâmbio de saberes.
Contexto
Em seus dez anos de existência, o Coletivo Nẽn Ga vem trabalhando no fortalecimento e na retomada de práticas e conhecimentos kaingang que se enfraqueceram devido ao longo período de contato com os não-indígenas e com órgãos do Estado que atuaram em seus territórios. Essas retomadas incidem diretamente no bem viver coletivo no território de Apucaraninha, bem como na luta pelos direitos indígenas do povo Kaingang e de demais povos originários com os quais o coletivo se articula por meio de redes e eventos de mobilização. Desta forma, o coletivo Nẽn Ga busca fortalecer e empoderar jovens indígenas com os conhecimentos kaingang, para que se formem como sujeitos políticos na defesa dos direitos indígenas.
Sobre a Organização
O coletivo de juventude indígena Nẽn Ga foi criado em 2012, na Terra Indígena Apucaraninha (PR) e atualmente conta com cerca de 100 integrantes. Formado predominantemente por jovens, mas também por crianças e adultos da Terra Indígena, o Nẽn Ga também atua como um movimento de resistência articulado a redes de juventude, de mulheres e de mobilização política em diferentes contextos.