Comitê Regional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
Amazonas
Objetivos e público prioritário
O comitê pretende continuar desenvolvendo em ações voltadas ao combate e a redução das vulnerabilidades sociais provocadas pela pandemia de Covid-19, como a doação de kits de higiene e limpeza, cestas básicas e outros itens necessários para esse enfretamento. Outra atividade contínua do movimento está na ocupação de espaços de representação, consulta e deliberação de políticas públicas, principalmente os espaços virtuais, participando ativamente de discussões locais, regionais, nacionais e internacionais para incluir os catadores em programas e projetos de logística reversa, aumentando a renda e garantindo mais direitos para esse público.
Contexto
No Amazonas um dos principais desafios enfrentados por catadores de materiais recicláveis está na logística, devido as distâncias continentais entre os municípios. Nesse estado das águas, a locomoção se dá quase exclusivamente pelos rios e, por esses rios, que o comitê quer percorrer em busca da garantia dos direitos dos catadores que se encontram esquecidos e vulneráveis no interior do estado do Amazonas. Neste primeiro momento, o acompanhamento se dará de forma remota para realizar um diagnóstico prévio da realidade de gestão de resíduos sólidos e situação dos catadores de materiais recicláveis. Espera-se que, no decorrer do projeto, mais grupos possam participar de programas e projetos de logística reversa, criando uma rede de comercialização de materiais recicláveis protagonizada pelos catadores, assim como a promoção da coleta seletiva nos municípios do interior do estado, para a redução dos resíduos descartados de maneira irregular, aumentando fortalecimento e a renda do movimento de catadores no estado.
Sobre a organização
O Comitê Regional do MNCR no Amazonas é uma organização constituída por catadores que defendem pautas relacionadas à garantia de direitos para esse público. O comitê vem lutando constantemente pela dignidade na atividade de catação de resíduos sólidos que, muitas vezes, encontra a insalubridade dos depósitos irregulares de resíduos sólidos nos municípios, onde somente Manaus possui aterro controlado no estado. Como forma de dar eficácia nas medidas previstas na política estadual e nacional de resíduos sólidos, o comitê promove o encaminhamento judicial e administrativo de suas ações por meio de parceria com o Tribunal de Contas, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal.
Linha de Apoio
Edital Seguir com Direitos
Ano
2021
Valor doado
40.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos dos povos indígenas