Objetivos e público alvo
O projeto visa proporcionar um espaço de formação e qualificação para 30 mulheres jovens negras periféricas aprenderem sobre gestão política racial, construindo debates referentes às temáticas racial, social e de direitos humanos, utilizando ações metodológicas inclusivas que fomentem a criação de novas identidades a partir da sua história.
Contexto
Diante do cenário de racismo, da reprodução do machismo feita pela sociedade e da demonização de culturas africanas, é preciso empoderar a juventude negra com uma educação voltada para os direitos humanos para uma ascendência política em seus territórios, ainda mais quando esses jovens vivem em situação de vulnerabilidade social e pessoal, sem acesso à informação. O intuito é oferecer a adolescentes negras periféricas oportunidades dignas de formação, convivência e participação buscando estimular, sensibilizar e mobilizar as juventudes negras, do estado do Espírito Santo, para o combate às desigualdades raciais e sociais, e para a luta contra os preconceitos, violências e exclusões.
Sobre a Organização
O Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (FEJUNES), organização da sociedade civil, foi fundado em 2007, como desdobramento do I Encontro Nacional de Juventude Negra (ENJUNE), realizado no mesmo ano, na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. Tem como missão, organizar a Juventude Negra do Estado do Espírito Santo numa perspectiva autônoma, afro centrada, quilombola, militante, protagonista, democrática, combativa e de resistência, na luta antirracista, contra qualquer forma de opressão e pela emancipação do povo negro.