Objetivos e público alvo
Propõe-se a realizar eventos e mobilizações nas terras indígenas, comunicação acessível através de suas plataformas digitais, articulação política, além de promover a participação de lideranças em diversos movimentos em âmbito nacional para defesa dos direitos dos povos indígenas. As comunidades fortalecidas e organizadas garantirão maior capacidade de dialogar com o governo nas diversas esferas.
Contexto
No período da pandemia o CIR apoiou as comunidades na proteção dos territórios. Mas o governo, sem nenhum plano de enfretamento, tomou medidas para criminalizar os postos sanitários e perseguiu os Tuxauas, como ocorreu na comunidade, Barro, Moskow, Tabatinga, Boqueirão e São Mateus. As comunidades de Tabatinga e São Mateus foram alvos de medidas judiciais para obstruir as barreiras sanitárias. Avistamos que o ano eleitoral, as pressões tornarão mais agressivas, pois, várias comunidades estão organizando para fazer a vigilância territorial o que gerar acirramento entre os candidatos e a comunidade. O CIR defende que as comunidades têm autonomia para fazer o monitoramento territorial.
Sobre a Organização
O Conselho Indígena de Roraima, CIR, foi fundada com objetivo e missão de fazer a defesa dos direitos e interesses dos povos indígenas do estado, respeitando a organização social de cada povo. Um dos eixos centrais é a luta pela garantia do território e sustentabilidade das comunidades indígenas, conforme o Plano de Gestão territorial e ambiental. Participam da organização com direito a voz e voto, lideranças indígenas formada por homens, mulheres, jovens e anciões.