Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns – CITA
Pará
Objetivos e público prioritário
O Rio Tapajós está altamente contaminado pelo mercúrio, devido à exploração ilegal de garimpo, não apenas o rio, mas segundo as últimas pesquisas, 70% da população de Santarém está contaminada pelo mercúrio. Por isso, a organização precisa fortalecer o território, com palestras, encontros e oficinas, para garantir a saúde, o bem-estar social, político, econômico e cultural, dos 13 povos indígenas da Região do Baixo Tapajós.
Contexto
É urgente a situação em que vivem os povos do Baixo Tapajós devido a todos os ataques, violência e negação de direitos. a negação de direito ao território, a políticas públicas como Saúde e Educação e até mesmo a negação de identidade. veículos de comunicação e políticos incitam a violência contra esses povos. Com isso, a intimidação, ameaças e violências contra lideranças e organizações tem aumentado e muito. Queremos com essas propostas, continuar nossas ações de fortalecimento da organização e de seus líderes, fortalecer a luta pelo território e a segurança de nossa sede, bem como a segurança de nossas lideranças.
Sobre a organização
O CITA, criado em maio de 2000, tem por objetivo a promoção do bem-estar social, político, econômico e cultural, dos 13 povos indígenas da Região do Baixo Tapajós, são eles: Arapium, Apiaká, Arara Vermelha, Borari, Jaraqui, Kumaruara, Maytapu, Munduruku, Munduruku Cara Preta, Tapajó, Tapuia, Tupayú e Tupinambá. A organização atua diretamente na defesa dos nossos territórios, promovendo ações políticas e autodemarcações. Lutamos também pelo acesso às políticas especificas de educação e de saúde.
Linha de Apoio
SOS Amazônia
Ano
2022
Valor doado
R$ 50.000,00
Duração
2 meses
Temática principal
Direitos dos povos indígenas