Objetivos e público alvo
Realizar três ações importantes do Levante Indígena como resposta urgente e imediata ao processo de aprofundamento de desrespeito aos direitos humanos básicos dos povos indígenas, à cooptação sistemática de lideranças e organizações indígenas e ao aceleramento de tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional, que visam revogar direitos indígenas, principalmente no tocante à liberação de terras indígenas para exploração mineral, madeireira, agropecuária e grandes obras de infraestrutura.
Contexto
O Estado do Amazonas é o estado que possui a maior população indígena do país. Mas atualmente os governos têm matado os povos indígenas de uma forma covarde, não com armas brancas, mas projetos suicidas. São necessários e urgentes o fortalecimento da luta e a mobilização concreta das forças resistentes dos povos indígenas do Amazonas – maior população indígena do Brasil, na defesa dos seus direitos, evitando retrocessos, perdas de direitos e perdas de vidas indígenas. O movimento indígena do Amazonas, forte, resistente, articulado, mobilizado e intensa, em suas lutas, contribui muito para a luta regional e nacional mais ampla.
Sobre a Organização
A COPIME (Coordenação de Povos Indígenas de Manaus e Entornos) tem como missão fortalecer a luta dos povos originários; respeitar e proteger os povos originários na afirmação da sua identidade; estimular e apoiar a autonomia cultural, econômica e social dos povos originários de Manaus e entorno; acompanhar os processos de legalidade das áreas das ocupações; combater todas as formas de violência e acolher todos os indígenas que chegarem à cidade.