De Olho nos Ruralistas
De Olho no Mato Grosso do Sul - Conflitos de Terra e Direitos Humanos
Mato Grosso do Sul
Objetivos e público prioritário
Dar mais visibilidade ao conflito entre indígenas e proprietários de terras no Mato Grosso do Sul. Contar a história do maior conflito relacionado a povos indígenas no Brasil, tomando como base dados empíricos, ressaltando as histórias dos moradores que têm seus direitos violados.
Atividades principais
- Elaborar reportagens sobre conflito entre comunidades indígenas originárias e proprietários de terras da região do Mato Grosso do Sul;
- Criar site específico para o projeto, que irá reunir todas as informações coletadas e onde serão publicadas as matérias;
- Realizar eventos de lançamento do projeto nas cidades de São Paulo e Campo Grande, com debates com especialistas e representantes das comunidades afetadas.
Contexto
O Mato Grosso do Sul é o estado com maior índice de concentração fundiária no Brasil, com 92% de seu território reservado a terras privadas, das quais 83% correspondem a grandes latifúndios. Por outro lado, apenas 4% das terras sul-mato-grossenses estão sob algum regime de proteção, sendo 2,2% terras indígenas. O estado é palco de um conflito acirrado envolvendo povos indígenas e latifundiários, por conta do confinamento territorial vivido pelos Guarani Kaiowá, Guarani Nandeva e Terena.
Sobre a organização
De Olho nos Ruralistas é um observatório sobre o agronegócio no Brasil, levando em conta seus impactos sociais e ambientais. Possui um portal de notícias diárias, onde o público pode encontrar matérias diárias, videorreportagens, especiais e programas de webtv. As reportagens buscam apurar as implicações políticas e econômicas do universo ruralista no território e na vida dos brasileiros. Desde sua criação, em 2016, dedica-se a divulgar os conflitos que envolvem povos indígenas e comunidades tradicionais.
Linha de Apoio
Jornalismo Investigativo e Direitos Humanos
Ano
2017
Valor doado
R$ 40.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direitos dos povos indígenas