Objetivos e público alvo
O projeto busca fortalecer e articular o movimento sindical brasileiro para incidir na Transição Justa (TJ) rumo à COP 30. Objetiva preparar o movimento para o tema, articular com outros atores, formar uma rede sindical de TJ e empregos climáticos, envolver mais trabalhadores, fortalecer negociações coletivas ambientais e inserir a TJ nas pautas sindicais, especialmente em energias renováveis, visando um futuro mais sustentável e socialmente justo para os trabalhadores brasileiros.
Contexto
O tema do meio ambiente, em suas diferentes expressões (mudanças climáticas, descarbonização, aquecimento global, transição energética, etc) vem despertando atenção de parcela de trabalhadores e suas representações, em particular aquelas categorias de trabalhadores mais diretamente afetados. O DIEESE busca fortalecer o movimento sindical para levar o debate a outras categorias de trabalhadores e fomentar a articulação dos sindicatos com outros movimentos sociais para fortalecer processos de transição justa, na qual o trabalho esteja também no centro do debate sobre o enfrentamento das emergências ambientais e, assim, fortalecer uma nova perspectiva de desenvolvimento que leve em consideração o equilíbrio entre os aspectos sociais, ambientais e econômicos.
Sobre a Organização
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) é uma entidade criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955, com o objetivo de desenvolver pesquisas que subsidiassem as demandas dos trabalhadores. Sindicatos, federações, confederações de trabalhadores e centrais sindicais são filiados ao DIEESE e fazem parte da direção da entidade. Atualmente, são cerca de
700 associados. Ao longo de quase 70 anos de história, o DIEESE conquistou credibilidade e reconhecimento nacional e internacional como instituição que desenvolve pesquisa, assessoria e educação voltadas para os dirigentes e assessores das entidades sindicais e os trabalhadores.