Entregadores Antifascistas
São Paulo
Objetivos e público prioritário
Ampliar as atividades do movimento e promover ações que ajudem a melhorar as condições de trabalho das pessoas submetidas às empresas que gerenciam os aplicativos. Por essa razão, é necessário garantir um espaço físico, a ser chamado de “Casa dos Entregadores”, para oferecer refeições, carregar os celulares, área de descanso; biblioteca; espaço educativo; sanitários; e oficina para reparos necessários nos instrumentos de trabalho.
Contexto
Um dos maiores riscos que enfrentamos reside na disputa entre promover a consciência de classe na categoria e as investidas das empresas que gerenciam os aplicativos de delivery, que bancam conteúdos publicitários milionários para incentivar o individualismo e minimizar os problemas vinculados às péssimas condições de trabalho. Constantemente, observamos diferentes ações, por parte dessas empresas, com o objetivo de deslegitimar o movimento, intimidar e desarticular ações e iniciativas que denunciem e que tenham por horizonte uma alternativa de trabalho, renda e vida digna aos entregadores. Por isso, a partir de uma visão totalizante da luta, Entregadores Antifascistas busca, cada vez mais, articular a movimentos e organizações que tenham o objetivo de lutar pela ampliação de direitos trabalhistas, em especial dos trabalhadores que trabalham em plataformas digitais, como os aplicativos.
Sobre a organização
O movimento Entregadores Antifascistas surgiu em março de 2020, fundado pelo Paulo Roberto da Silva Lima (Paulo Galo), que, por ter sido bloqueado injustamente pelos aplicativos de entrega, passou a organizar o movimento no intuito de trazer melhores condições de trabalho aos entregadores, tendo por objetivo se constituir como uma associação de classe que defende os direitos dos entregadores e reivindica melhores condições de trabalho.
Linha de Apoio
Edital Resistindo com quem Resiste
Ano
2022
Valor doado
R$ 40.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Direito à livre expressão, organização e manifestação