Objetivos e público alvo
Oferecer cursos e capacitações às pessoas trans e travestis de forma a garantir o desenvolvimento pessoal e profissional dessas pessoas impactadas pela pandemia de Covid-19. A partir dos cursos profissionalizantes, assegurar o direito à renda e à empregabilidade. Além disso, promover parcerias com diferentes empresas para a criação de vagas específicas para a população trans, bem como bolsas de estudo para este público.
Contexto
A empregabilidade é um fator chave para a transformação positiva da vida de pessoas transgêneras. Neste contexto, o Projeto EQUI Empregabilidade Trans tem como missão aumentar a inclusão desta parcela da sociedade no mercado de trabalho, formal e informal, propondo-se transpor os obstáculos que ainda mantém a população trans e travesti marginalizada.
Para isso, oferece assessoria jurídica, apoio psicológico, cursos profissionalizantes e tenta garantir o direito à retificação de prenome e gênero nos documentos. Além disso, proporciona cursos profissionalizantes e capacitações para que os participantes busquem autonomia profissional, estimulando e impulsionando o empreendedorismo e o empoderamento socioeconômico. Com este apoio, o projeto pretende continuar a promover ações de conscientização, campanhas e workshops voltados para a inserção deste público no mercado de trabalho.
Sobre a Organização
O projeto Equi – Empregabilidade Trans surgiu no final de 2018 após a experiência com o projeto “Privilégios” do Global Shapers Belo Horizonte Hub, em que foi percebida neste momento a situação de extrema vulnerabilidade que a maioria das pessoas trans e travestis de Belo Horizonte estão. Além do contexto regional, foi percebido o contexto nacional dessa comunidade, a mais afetada da sigla LGBTQIA+. A organização iniciou suas ações no no sentido de minimizar os impactos da Covid-19 na população Trans.