Escola de Militância Socioambiental Amazônida – EMSA
Militância Amazônida - Engajamento e fortalecimentos da justiça socioambiental na defesa do rio Tapajós
Pará
Objetivos e público prioritário
Desenvolver atividades de formação popular com foco em mobilização, comunicação e sociopolítico, atuando com juventudes, mulheres e pessoas LGBTQIAP+ do Povo Tupinambá, formando novas lideranças.
Atividades principais
O contexto na Amazônia, especialmente no território do rio Tapajós, é marcado por processos de expropriação, com um futuro a ser reconstruído, de acordo com estudos. A região enfrenta devastação devido a projetos governamentais e ilegais, como mega projetos de logística, energia e mineração, incentivados durante os anos de 2019 a 2022, período que também enfraqueceu políticas de combate a crimes ambientais e desenvolvimento sustentável. Novos empreendimentos, como o PAC, continuam ameaçando os direitos de comunidades tradicionais e povos indígenas, enquanto narrativas desqualificam sua resistência. O Povo Tupinambá do Baixo rio Tapajós luta pela vida, bem-estar e proteção do Rio Tapajós. A contaminação por mercúrio devido a garimpos ilegais e outras ameaças são desafios permanentes.
Sobre a organização
A Escola de Militância Socioambiental Amazônida (EMSA) atua desde 2021 com educação popular para ativistas, militantes, defensoras de direitos e lideranças na bacia do rio Tapajós (PA), facilitando e fortalecendo o engajamento nas lutas socioambientais em defesa da vida e do bem viver na Amazônia.
Linha de Apoio
Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2023
Ano
2023
Valor doado
R$ 60.000,00
Duração
08 meses
Temática principal
Direitos dos povos indígenas