Objetivos e público alvo
Garantir a continuidade das atividades de campo junto às trabalhadoras e aos trabalhadores sexuais realizando prevenção, além de encaminhamentos, quando necessário, visando o cuidado da saúde de forma integral, o acolhimento social e a orientação sobre direitos. O recurso ainda possibilitará o serviço de assessoria jurídica com agendamento online semanal.
Contexto
Florianópolis é uma cidade que tem no setor turístico uma das principais fontes de ingresso econômico e social para grande parte da população local. Este fluxo populacional turístico oferece aos moradores e trabalhadores informais uma importante fonte de renda e de inserção social na cidade e nas regiões vizinhas. Portanto a crise sanitária decorrente da emergência da Covid-19 e, consequente, o isolamento social afetou profundamente estes setores da economia local. Com o agravamento da pandemia e manutenção de restrições, buscou-se alternativas que amenizassem os impactos e as limitações no que diz respeito a atuação e a interação presencial e que assegurassem a continuidade, mesmo remota, de algumas atividades. Neste sentido, a instituição vem somando esforços para seu fortalecimento institucional que entendemos significar maiores possibilidades de atuação e de transformação social para uma atuação mais ampla e urgente.
Sobre a Organização
Desde sua fundação, no ano de 2002, Estrela Guia abraçou como missão o enfrentamento e o combate a todas as formas de discriminação e preconceito contra segmentos da população marginalizados, promovendo seus direitos humanos e o pleno exercício da cidadania. Enquanto visão, a instituição busca ser compreendida como uma referência para as/os profissionais do sexo (P.S) feminino e masculino, cis e trans, no enfrentamento a todas as formas de discriminação que violentam esses grupos.