Objetivos e público alvo
A organização pretende garantir a continuidade das ações emergenciais, incluindo o mapeamento de locais e acompanhamento presencial em suporte as trabalhadoras e trabalhadores sexuais em atividade prostitutiva. O trabalho de campo visa, sobretudo, a prevenção de ISTs, HIV E AIDS, com a doação de insumos (preservativos e testes) e de orientações sobre direitos, saúde e segurança.
Contexto
Os índices de violência e de casos discriminatórios contra os trabalhadores sexuais, público alvo da organização, são cada vez mais frequentes. Sendo Florianópolis uma capital que recebe um intenso fluxo migratório sexual, essas pessoas, em sua maioria jovens, chegam à cidade com poucos recursos financeiros e de capital social, sozinhes e desamparades socialmente. Este público encontra no Estrela Guia uma rede de apoio e efetivação de seus direitos. Com este apoio, pretende-se garantir veiculação de informações, orientações, conhecimento crítico e reflexivo que possa garantir os direitos e o pleno exercício da cidadania para este público. Além disso, pretende-se ainda efetivar de modo mais sólido o canal “papo de puta” veiculado através do Youtube.
Sobre a Organização
Fundada em 2002, a associação Estrela Guia surgiu da necessidade de organizar profissionais do sexo em Florianópolis com o objetivo de alcançar a regulamentação da profissão e desenvolver ações para a saúde integral, cidadania e os direitos humanos das trabalhadoras e trabalhadores sexuais. Tem a missão de combater o preconceito, a discriminação e todas as formas de estigma e violência por parte da sociedade dirigida às pessoas que trabalham na prostituição.