EuSouEu – A Ferrugem
Rio de Janeiro
Objetivos e público prioritário
Por meio da educação formal e informal, com certificação dos ensinos fundamental e médio, formar alunas(os) com uma visão crítica sobre o mundo e com conhecimentos diversos para sua reinserção nas diversas áreas sociais. Além disso, possibilitar e ofertar à pessoa egressa do sistema prisional do Rio de Janeiro. Tem por objetivo apoiar os participantes no que for possível, compartilhar e elevar o grau de escolaridade, a fim de contribuir na redução de reincidência criminal.
Contexto
O contexto pandêmico atual potencializou ainda mais as dificuldades de sobrevivência da população mais vulnerabilizada economicamente, socialmente, educacionalmente e politicamente. Diante de tais questões vimos a necessidade de agir no intuito de amenizar os impactos da baixa escolaridade das pessoas egressas, e tentar auxiliá-las junto a outras redes de apoio e programas sociais e governamentais(renda), qualificação e orientação profissional). Nosso intuito é oportunizar novas possibilidades. Pensando nessas questões, elaboramos o projeto “Educação Que Liberta(EQL)”, para enfrentarmos tais reveses.
Sobre a organização
O coletivo surge com a finalidade de amplificar vozes e dar visibilidade a quem sempre foi silenciado e invisibilizado. Nossa missão é fazer valer as políticas públicas existentes e criar oportunidades para pessoas em cumprimento de medidas restritivas de direitos, sejam privados de liberdade, apenados ou egressos prisionais. Sem perder de vista os familiares de egressos(as) do sistema prisional e, por meio de parcerias, promover a inserção desse público em políticas públicas e educacionais.
Linha de Apoio
Edital Porta de saída: direitos e cidadania das pessoas egressas do sistema prisional
Ano
2022
Valor doado
R$55.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Garantia do Estado de Direito e Justiça Criminal