Everton Dantas Beserra
Alcaçuz, a falência do Estado
Rio Grande do Norte
Objetivos e público prioritário
Realizar reportagem investigativa para analisar os elementos que culminaram na chacina da penitenciária Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, ocorrida no início de 2017. Mostrar, sob a perspectiva dos envolvidos no episódio, como esses diferentes fatores foram, aos poucos, construindo o ambiente para a ocorrência deste massacre. Expor a responsabilidade de cada ente envolvido; revelar as histórias de cada um dos mortos; revelar o que foi feito após a chacina e o que mudou no presídio e no sistema prisional como um todo desde então.
Atividades principais
- Elaborar e publicar livro reportagem em formato digital, que trará trabalho investigativo sobre o massacre de Alcaçuz, seus personagens, implicações e desdobramentos;
- Publicar reportagem condensada com o material que fará parte do livro reportagem;
- Realizar evento sobre jornalismo investigativo, com a presença dos participantes do projeto, que será voltado para universitários e jornalistas.
Contexto
No início de janeiro de 2017, 26 detentos foram mortos dentro da penitenciária de Alcaçuz, localizada no Rio Grande do Norte, a maioria de forma violenta, durante a maior chacina do estado. O fato é resultado de diversos fatores como a falta de planejamento do presídio, a falta de investimento no sistema prisional, o crescimento e estabelecimento das facções criminosas por todo o país, entre outros.
Sobre a organização
Everton Dantas Beserra é jornalista, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em seus quase 20 anos de carreira, atuou em diversos veículos de mídia, a maior parte redações de jornais impressos, nas mais diversas editorias, tendo exercido tanto a função de repórter quanto de editor. Fotógrafo e ex-professor da UFRN, atua como executivo de conteúdo e engajamento de audiência da agência NOVO Notícias.
Linha de Apoio
Jornalismo Investigativo e Direitos Humanos
Ano
2017
Valor doado
R$ 40.000,00
Duração
12 meses
Temática principal
Garantia do Estado de Direito e Justiça Criminal