Objetivos e público alvo
Será realizada a formação de trans negras, focada nos conceitos de democracia e violência política de gênero, para que venham a desempenhar papel de liderança. O conteúdo terá como foco a garantia de direitos, campanha para declaração de gênero e nome social no título eleitoral e ampliação da participação das mulheres trans negras nos processos de participação social, incidência política e nos pleitos eleitorais.
Contexto
Este ano o processo eleitoral será mais acirrado, uma vez que a pauta conservadora segue principalmente incitando a violência contra nossa imagem, nome e corpos, o que demanda respostas direcionadas à ampliação de nossa participação nos processos eleitorais, tanto como eleitoras conscientes e declaradas, quanto na defesa das candidaturas trans de esquerda, que defendam à cidadania e os direitos LGBTI+. Com a ampliação da vacinação há a expectativa, por parte do FONATRANS, de retomada de ações que melhorem a qualidade de vida e consecutivamente a participação social e política dessa população.
Sobre a Organização
O FONATRANS é um espaço nacional de inclusão e aglutinação à militância de Travestis e Transexuais negras e negros e tem como prioridade a promoção da cidadania plena e a luta contra o racismo, preconceito e discriminação sofridos por esta população, motivados exclusivamente por sua identidade de gênero, raça e cor. Dentre sua atuação o FONATRANS atuou fortemente ao longo dos anos para o reconhecimento do nome social, através de advocacy junto aos governos de estado, ao judiciário e através de campanhas junto à sociedade pelo respeito a essa conquista.